Pela terceira vez este ano, o Ministério da Cultura da China fez publicar uma lista com 100 músicas proibidas para os internautas do país, medida que atinge diretamente astros e estrelas do popinternacional como Lady Gaga, Katy Perry, Britney Spears, Backstreet Boys e Take That.
Entre os hits proibidos estão "Judas", de Lady Gaga, "Last Friday Night", de Katy Perry, "I Want It That Way", dos Backstreet Boys, e "Burning Up", de Britney Spears, além de sucessos chineses e de Taiwan.
Medida idêntica já havia sido tomada pelas autoridades culturais da China em janeiro último, quando uma lista similar vetou oito obras deChristina Aguilera, quatro de Kylie Minogue, cinco de Eminem e três de Bruno Mars, entre outros artistas. Dois meses depois, em março, foi a vez de "Hold My Hand", de Michael Jackson, e de três músicas de Avril Lavigne que, inclusive, já fez show naquele país.
Em seu site oficial, o ministério da Cultura explica que as músicas não cumprem o regulamento necessário e "prejudicam a segurança cultural do país", rótulo que as autoridades chinesas costumam dar às obras cujo conteúdo é considerado erótico demais ou de "mau gosto".
A China, até pelo tamanho da população que tem, é o país com mais internautas do mundo, com quase 500 milhões, mas é também um dos que exercem maior controle sobre os conteúdos na rede, o que tem poucos efeitos práticos, já que as músicas "proibidas" continuam sendo ouvidas nas rádios do país e sendo baixadas com facilidade em sites nacionais ou estrangeiros. As músicas devem ser retiradas na internet até o dia 15 de setembro.
0 comentários:
Postar um comentário