segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Começa campanha para desviar caminhões do centro de Dourados


O objetivo da prefeitura é proibir a circulação de veículos pesados na área central e dessa forma evitar os acidentes provocados por caminhões e carretas.
Foto: Assecom   Legenda: Guarda Municipal, Polícia Militar e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada estão fazendo blitze de orientações nas entradas da cidade e na área central
Foto: Assecom Legenda: Guarda Municipal, Polícia Militar e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada estão fazendo blitze de orientações nas entradas da cidade e na área central
O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Dourados iniciou nesta segunda-feira uma campanha para orientar motoristas de caminhões e carretas a não circular pela área central. A ação foi determinada pelo prefeito Murilo Zauith.

Seis equipes formadas pela Guarda Municipal, Polícia Militar e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada estão fazendo blitze de orientações nas entradas da cidade e na área central. A campanha cumpre o decreto 126/96, que regula carga e descarga no município de Dourados.

O objetivo da prefeitura é proibir a circulação de veículos pesados na área central e dessa forma evitar os acidentes provocados por caminhões e carretas e evitar o transtorno causado ao trânsito.

Conforme o diretor do Departamento de Trânsito da prefeitura, Jonecir Ferreira, a campanha vai durar 15 dias. A partir de outubro começa a ser aplicada multa em caso de desrespeito às normas.

Estão sendo distribuídos questionários para saber de onde o caminhoneiro vem, para onde vai, tipo de carga e com qual frequência vem a Dourados. “O objetivo é traçar um perfil desses profissionais”, explicou Ferreira.

Os motoristas de caminhões também estão recebendo um mapa da cidade, que vai orientá-los sobre a utilização das rotas alternativas, inclusive pelo anel viário lado oeste, que acaba de ser liberado. Também estão sendo instaladas placas de sinalização informando as ruas liberadas e os horários de tráfego.

REGRAS 
Conforme o decreto, veículos de quatro toneladas de carga ou oito toneladas brutas – veículos médios – são autorizados a circular das 19h às 10h. Nessa categoria estão caminhonetes F 4.000 e similares.

Os veículos de seis toneladas de carga ou 11 toneladas brutas – veículos pesados – podem passar pelo centro das 19h às 7h. Exemplos são os caminhões-toco 608 e similares. Acima de 11 toneladas brutas – veículos pesados – podem circular das 20h às 6h. Nessa categoria estão caminhões trucados, carretas e caçamba.

O tráfego e a descarga dos veículos pesados acima de 11 toneladas, que estejam transportando pedra, areia, tijolos ou concreto usinado – destinados a obras em execução na área central – precisam de uma autorização especial expedida pelo Departamento de Trânsito. O pedido deve ser feito pela empresa interessada com três dias úteis de antecedência.

Mais informações sobre as regras de circulação de veículos pesados podem ser obtidas na Guarda Municipal através do telefone 199, no site www.guarda.dourados.ms.gov.br ou no Departamento de Trânsito, pelo telefone 3411-7121.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Grocery Coupons